ACERVO ASTRONÔMICO

 

BOLETIM:            ORION - INFORMATIVO DA AAAB

ASSOCIAÇÃO:    ASSOCIAÇÃO DE ASTRÔNOMOS AMADORES DA BAHIA - SALVADOR - BA

HISTÓRICO
LOGO
    Em 14 de março de 1974, um seleto grupo de seis pessoas aficionadas pela astronomia foram reunidas pelo Prof. Adinoel Motta Maia na Escola Politécnica da UFBA, em Salvador, que se encontrava fechada ao público naquele dia porque era seu aniversário, e assim nasceu a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia – AAAB, que foi fundada e organizada em torno do objetivo de estudar e difundir a Astronomia na Bahia.
    Ao longo de sua história, a AAAB foi testemunha de grandes avanços e descobertas nas áreas relacionadas a astronomia, astrofísica, cosmologia e astronáutica, acompanhando a revolução tecnológica representada pelo desenvolvimento da informática e suas implicações nos meios de comunicação. Viu florescer a internet, a bioengenharia, a nanotecnologia, a robótica, e colecionou muitas iniciativas e momentos marcantes.
    Durante algum tempo a Associação manteve endereço permanente no Shopping Sumaré, na Av. Tancredo Neves, em Salvador, de onde desenvolvia suas atividades de difusão da Astronomia, que todavia hoje repercutem.
    Em 2001, em parceria com o Museu Geológico da Bahia, a AAAB realizou o Encontro Nacional de Astronomia – ENAST 2001, com presença de grandes nomes da Astronomia no Brasil, entre os quais esteve o saudoso Professor João Steiner (01 de março 1950 – 10 de setembro 2020).
    Nas duas últimas décadas a Associação foi protegida e abrigada pelo Prof. Alberto Brum Novaes, do Departamento de Física da UFBA – mantendo-se como Coordenador do Curso de Extensão em Astronomia da UFBA, que em janeiro de 2021 chegou à sua 20º edição graças à sua atuação, e realização, que sempre manteve o nome da Associação relacionado ao Curso, bem como à participação de diversos membros associados, que atuaram de modo permanente no papel de colaboradores e palestrantes, dentre os quais podemos destacar os professores Adinoel Motta Maia (associado fundador), Wilton Carvalho, Elísio Palma, Dawison Ferreira, Ernane Gusmão, e mais recentemente Alberto Betzler, Cassio Pigozzo, José Vieira, André Bahia, Luiz Athayde, Arno Brichta, Fernando Munaretto, dentre muitos outros nomes.
    Em 14 de março de 2021 a AAAB completou 47 anos, num movimento de renovação de seu quadro de associados, buscando aliar a experiência e o saber dos decanos com o entusiasmo e os saberes dos associados mais jovens.
    Diante das dificuldades, desafios e oportunidades que a época contemporânea apresenta, a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia segue firme em seu nobre propósito de fomentar o conhecimento astronômico e sua difusão no estado da Bahia.

PUBLICAÇÕES NO ACERVO

André Bahia Moura Junior - Astronomia Amadora e Observação Celeste

Luiz Sampaio Athayde Junior - As Estações do Ano nas Localizades Tropicais - Trabalho completo

                                                                         

BOLETINS DO ACERVO:

ORION_AAAB_N4_2002


All rights reserved © 2022                                                         Criação, edição e manutenção - Edvaldo Trevisan                                                   email: contato@acervoastronomico.org